terça-feira, 26 de abril de 2011

Programa Nacional de Tecnologia Educacional (ProInfo)

A presença das tecnologias, principalmente do computador nas escolas, tem levado as instituições de ensino e os professores a adotarem novas posturas frente ao processo de ensino e de aprendizagem.

Levy (1995) afirma que a informática é um campo de novas tecnologias intelectuais, aberto, conflituoso e, parcialmente, indeterminado. Nesse contexto, a questão do uso desses recursos, particularmente na educação, ocupa posição central e, por isso, é importante refletir sobre as mudanças educacionais provocadas por essas tecnologias, propondo novas práticas docentes e buscando proporcionar experiências de aprendizagem significativas para os alunos.

Sendo o ProInfo um programa educacional com o objetivo de promover o uso pedagógico da informática na rede pública de educação básica, leva às escolas computadores, recursos digitais e conteúdos educacionais. Em contrapartida, estados, Distrito Federal e municípios devem garantir a estrutura adequada para receber os laboratórios e capacitar os educadores para uso das máquinas e tecnologias.

A Secretaria Municipal de Educação em parceria com o MEC, oferecerá a partir de maio de 2011 o Curso de Introdução à Educação Digital – 40hs (32 h presenciais e 8 h não presenciais), que será oferecido através do PROINFO.
Sendo ministrado, posteriormente, o Curso de Tecnologia na Educação Ensinando e Aprendendo com as TIC (Tecnologia da Informação e Comunicação) – carga horária de 100 h e de Elaboração de Projetos – carga horária de 40 h. O certificado dos cursos serão expedido pelo MEC.

A inscrição do primeiro curso aconteceu nas escolas e foi oferecida a todos os envolvidos com a educação, terá a duração de 3 a 4 meses, sendo a aula semanal. O Curso será desenvolvido no LIEd da EMEF Barão de Monjardim localizada na Rua Negri Orestes, nº 60, Centro, João Neiva.
Coordenadora Municipal do PROINFO – Eliane Cometti Soprani

segunda-feira, 18 de abril de 2011

Monteiro Lobato

QUANDO TUDO ACONTECEU...

O maior escritor infantil brasileiro de todos os tempos, José Bento Monteiro Lobato, nasceu em 18 de abril de 1882, em Taubaté (SP). Cresceu numa fazenda, se formou em direito sem nenhum entusiasmo, já que sempre quis ser pintor! Desenhava bem! Quando estudante, participou do grupo "O Cenáculo" e entre risadas e leituras insaciáveis, escreveu crônicas e artigos irreverentes. - Em 1907 foi para Areias como promotor público, casou com Maria Pureza com quem teve três filhos. Entediado com a vida numa cidade pequena, escreveu prefácios, fez traduções, mudou para a fazenda Buquira, tentou modernizar a lavoura arcaica, criou o polêmico "Jeca Tatu", fez uma imensa e acalentada pesquisa sobre o SACI publicada no Jornal O Estado de São Paulo. - Em 1918 lançou, com sucesso, seu primeiro livro de contos URUPÊS. Fundou a Editora Monteiro Lobato & Cia, melhorando a qualidade gráfica vigente, lançando autores inéditos e chegando à falência. - Em 1920 lançou A MENINA DO NARIZ ARREBITADO, com desenhos e capa de Voltolino, conseguindo sua adoção em escolas e uma edição recorde de 50.000 exemplares. - Fundou a Cia Editora Nacional no Rio de Janeiro. Convidado pra ser adido comercial em New York ficou lá por 4 anos (de 1927 a 1931) fascinado por Henry Ford, pela metalurgia e petróleo. Perdeu todo seu dinheiro no crash da bolsa. - Voltou para o Brasil, se jogou na Campanha do Petróleo, fazendo conferências, enviando cartas, conscientizando o país inteiro da importância do óleo. Percebeu, então, o quanto era conhecido e popular. Foi preso! Alternou entusiasmo e depressão com o Brasil. - Participou da Editora Brasiliense, morou em Buenos Aires, foi simpatizante comunista, escreveu para crianças ininterruptamente e com sucesso estrondoso, traduziu muito e teve suas obras traduzidas. - Morreu em 4 de julho de 1948 dum acidente vascular. - Suas obras completas são constituídas por 17 volumes dirigidos às crianças e 17 para adultos englobando contos, ensaios, artigos e correspondência.

sexta-feira, 15 de abril de 2011

INTERTEXTUALIDADE

A TERRA DOS MENINOS PELADOS

Conta à história de Raimundo, alvo das chacotas dos colegas por ser calvo e ter um olho azul, outro preto. Conformado a princípio com a situação, experimentando assinar-se Dr. Raimundo Pelado pelos muros, acaba resolvendo ir, certa hora, para a terra de Tatipirun, onde "todos os caminhos são certos" e se aplainam para ele passar. Em Tatipirun, embora muito diferentes entre si, os meninos são todos calvos, têm um olho preto, outro azul, as cigarras tocam suas músicas em grandes discos, as laranjeiras se curvam para oferecer suas laranjas aos passantes. Vindo de Cambacará, Raimundo estranha as vestimentas dos garotos, iguais às teias que viu serem fabricadas pelas aranhas vermelhas, e se vê dentro de um mundo inteiramente plástico, capaz de se comprimir e descomprimir para lhe oferecer conforto físico, conforto moral. Integrando-se gradativamente à terra, Raimundo vai conhecendo Pirenco, Talima, Sira, um menino-anão e Caralâmpia, a menina que virou princesa e tem nos braços pulseiras de cobra coral, no peito um broche de vaga-lume. Procurando sempre os maquinismos ocultos, preocupado com a lição de geografia, e retificando a lição de geografia, Raimundo atravessa essa terra toda feita de diferenças, onde se reordenam alguns conceitos que possuía. Apesar de ser insistentemente convidado a ficar em Tatipirun, volta para Cambacará. Tendo partido com o dever de geografia física por fazer, volta com a clareza de uma geografia política a construir, e a lição de aristocracia que lá fora procurar

OBRAS QUE APRESENTAM INTERTEXTUALIDADE:
Uma maré de desejos – Georgina da Costa Martins
Vidas secas – Graciliano Ramos
Capitães da areia – Jorge Amado
Chapeuzinho amarelo - Chico Buarque
A galinha preta – Martina Schlossmacher e Iskender Gider

GÊNERO TEXTUAL - TIRINHAS

JESUS, O MAIOR EDUCADOR DE TODOS OS TEMPOS

A cigarra moderna

Era uma vez, uma formiguinha e uma cigarra muito amigas. Durante todo o outono, a formiguinha trabalhou sem parar, armazenando comida para o período de inverno. Não aproveitou nada do sol, da brisa suave do fim da tarde e nem o bate-papo com os amigos ao final do trabalho tomando uma cervejinha gelada. Seu nome era 'Trabalho', e seu sobrenome era 'Sempre'.

Enquanto isso, a cigarra só queria saber de cantar nas rodas de amigos e
nos bares da cidade; não desperdiçou nem um minuto sequer.
Cantou durante todo o outono, dançou, aproveitou o sol, curtiu prá
valer sem se preocupar com o inverno que estava por vir.
Então, passados alguns dias, começou a esfriar.
Era o inverno que estava começando.

A formiguinha, exausta de tanto trabalhar, entrou para a sua singela e
aconchegante toca, repleta de comida.
Mas alguém chamava por seu nome, do lado de fora da toca.
Quando abriu a porta para ver quem era, ficou surpresa com o que viu.
Sua amiga cigarra estava dentro de uma Ferrari amarela com um
aconchegante casaco de vison.

E a cigarra disse para a formiguinha:
- Olá, amiga, vou passar o inverno em Paris.
- Será que você poderia cuidar da minha toca?
- E a formiguinha respondeu:
- Claro, sem problemas!
- Mas o que lhe aconteceu?
- Como você conseguiu dinheiro para ir à Paris e comprar esta Ferrari?

E a cigarra respondeu:
Imagine você que eu estava cantando em um bar na semana passada e um
produtor gostou da minha voz.
Fechei um contrato de seis meses para fazer show em Paris...
À propósito, a amiga deseja alguma coisa de lá?

Desejo sim, respondeu a formiguinha.
Se você encontrar o La Fontaine (Autor da Fábula Original) por lá, manda
ele pastar!!!'


Moral da História:
Aproveite sua vida, saiba dosar trabalho e lazer, pois trabalho em demasia só traz benefício em fábulas do La Fontaine e ao seu patrão.
Trabalhe, mas curta a sua vida.
Ela é única!!!
Se você não encontrar a sua metade da laranja, não desanime, procure
sua metade do limão, adicione água e açúcar e tome uma limonada!
"Pros erros há perdão; pros fracassos, chance; pros amores impossíveis, tempo. De nada adianta cercar um coração vazio ou economizar alma. O romance cujo fim é instantâneo ou indolor não é romance. Não deixe que a saudade sufoque, que a rotina acomode, que o medo impeça de tentar. Desconfie do destino e acredite em você. Gaste mais horas realizando que sonhando, fazendo que planejando, vivendo que esperando, porque embora quem quase morre esteja vivo, quem quase vive já morreu."(Luis Fernando Veríssimo)

quinta-feira, 14 de abril de 2011

Sugestões de leitura - O Menino Maluquinho - Ziraldo

No link abaixo, tem a história do Menino Maluquinho. Você clica no foguete e passa a página do livro. Excelente para contar para os alunos.

http://www.meninomaluquinho.com.br/online/maluquinho_online04.asp

Nesse link tem um vídeo bastante interessante sobre O Menino Maluquinho. Assista ao vídeo e o aproveite em sala.

http://www.adorocinema.com/filmes/menino-maluquinho/menino-maluquinho.htm

A importância das Bibliotecas Escolares

As bibliotecas escolares atribuem-se em geral papéis centrais em domínios tão importantes como a aprendizagem da leitura, o desenvolvimento do prazer e do hábito da leitura, a capacidade de selecionar e criticar a informação, o desenvolvimento de métodos de estudo e de investigação autônoma. Digamos que a biblioteca escolar tem funções de:
· informação - fornecer informação de confiança, rápida e acessível; oferecer orientação na localização, seleção e utilização de informação;
· educação - promover a integração da informação no currículo escolar; facilitar o alargamento compreensivo da informação recolhida; promover educação contínua;
· cultura - apoio da experiência estética, orientação na apreciação de artes e encorajamento da criatividade;
· recreio - oferecer um espaço lúdico que permita uma utilização útil do tempo de lazer, através da apresentação de materiais e programas de valor recreativo.

Porém, num mundo em que a produção de informação é acelerada, a biblioteca escolar é cada vez mais chamada a desempenhar novos papeis:
· Ela deixou de conter apenas livros para se tornar num espaço multimídia, onde os alunos tem acesso a meios audiovisuais, suportes informáticos, revistas, etc. Ela inclui sistemas de informação complexos em suportes muito diversificados. Ela é um centro de recursos multimídia de acesso livre, destinado à consulta e produção de informação em suportes variados;
· Ela passa a ser um local privilegiado para o desenvolvimento de um conjunto de capacidades de atualização e manuseamento de informação que precisam ser aprendidas pelos alunos. São as chamadas habilidades de informação, como o planeamento, a localização, seleção, recolha, organização e registo de informação e a comunicação e realização de relatórios e trabalhos.
· Ela é, cada vez mais, um espaço de aprendizagem do uso adequado da informação. Aprender é cada vez mais preparar-se para saber encontrar, avaliar e utilizar a informação. O principal objectivo da biblioteca escolar é hoje orientar os estudantes de modo a que estes aprendam a manusear a informação na sua vida futura.

CDs da Casa do Professor

Quem Canta Seus Males Espanta(2001)
Como Vencer
Torre Forte
Redação Língua Portuguesa
Hinos Nacionais
Geo Pédia
Marly em busca do Príncipe Encantado
Hinos Do Brasil
Grandes Aventuras(1ª parte)
Grandes Aventuras(2ªparte)
Entre Amigos
Cristal Projetos
Moxuara
Enciclopédia Digital Estadão2005
Anuário Estatístico do Brasil1998
Fotos de João Neiva
"Dengue" Slide
Oficina de Artes
Sequência didática. "Ler para Aprender"
Rapunzel/Dom Quixote
Proerd (Semec)
O tesouro das cantigas para crianças(1)
O tesouro das cantigas para crianças(2)
Fortes João Neiva
Quem Recita seus Males Evita(Baixo Guandu-2006)
Quem Canta Seus Males Espanta(Baixo Guandu-2006)
Festas na Escola
Alegria, Alegria
A Bela Adormecida/ Aladim
Dinossauros
Almanaque Abril-CD-ROM 2005
IBGE- 2ª Edição
Mônica Salmaso
O Essencial de Luís Gonzaga
Teresa Cristina e o Grupo Semente
Doze Lendas Brasileiras
Drummond Poesias e Canções 1
Anais do I Seminário Nacional de Educação Especial
XII Seminário Capixaba de Educação Inclusiva
Anais do I Seminário Nacional de Educação Especial
XII Seminário Capixaba de Educação Inclusiva
OLP
Biblioteca Vol. 2
Biblioteca Vol. 2

DVDs da Casa do Professor

Paulo Freire
Jean Piaget
O Gestor educacional contemporâneo
Autonomia e Autoridade
Lev Vygostsky
Paulo Freire
Pro dia nascer feliz
Nísia Floresta
Divas no Divã
Pequena Miss Sunshine
Oficinas de Arte
Institucional
Encontro de Diretores
Arte para quê? Arari. Oficina de Artes
Escola que Vale
Depoimentos
Educação Escolar - Indígena
Geografia e Educação Fisíca
PCN – Parâmetros Curriculares Nacionais
Professora Eulina ( Escola que Vale)
Como água para chocolate
Bagdad Café
Quando tudo começa
Língua das Mariposas
Comunidade de Leitores João Neiva
Ser e Ter
Adeus Lenin!
Nenhum a Menos
Seminário Regional 2006
Seminário Regional 2006
Semináro Matemática2006
Seminário Regional 2006
Semináro Matemática2006
Sagarana ( O Duelo)
Seminário Matemática 2006
Enchente de João Neiva
Aracruz - Fantástico Cenário de Belezas Naturais
" A Viagem ao Céu"
" Desafios do Mar"- A porta
Era do Gelo
Histórias de João Neiva ( Oficinas)
Artes
Turma da Mônica
Histórias de João Neiva ( Oficinas)
Artes
Turma da Mônica
Sequência Didática: Ler para Aprender
Professora Eulina
E.S. Terra de Valor
Mamãe virei um peixe
A Ilha do Tessouro
Aladim
Escritores da Liberdade
O Prazer de aprender 06
DVD Infantil
A Floresta Mágica
Ser E Ter
Herton e o mundo dos quem!
Reforma ortográfica - sem mistérios
Balzac e a Costureirinha Chinesa
Crianças Invisíveis
Pão e Rosas
O Preço do Desafio
Uma Mente Brilhante
Sagrado Sacred
Hoje é dia de Maria
Entre os Muros da Escola
Doutores da Alegria
Saneamento Básico
A Onda- A contaminação fascista
Educação Especial- Documentários
Toda criança é única. TV- Escola
Toda criança é única. TV- Escola

Acervos de livros


I e II Guerras Mundiais
A arte: o que é, por que existe?
Conservação da Natureza
A Era das explorações
Oceano
Roma Antiga
Energia Nuclear, magnetismo e raio laser
Cosmos
Contos e Fábulas
Da Vinci e Renascença
O continente africano
Combatendo as drogas
Reprodução Humana
O caminho do sucesso
Fósseis e idade do gelo
O cérebro humano
Corpo Humano
Vida Animal
Sol, chuva e nuvens
Corpo humano II
Catástrofes : Fenômenos da Natureza
As ilhas Galápagos
A vitória dos aliados
A revolução industrial
Rios e lagos
Holografia, ondas estacionárias e raios catódicos
Espaço e vento
Seleção natural
Podemos salvar as baleias?
Cuidado: terremoto !
Dinossauros: lagartos terríveis
É possível outro período glacial ?
O homem primitivo sobreviverá?
Cobra: vilão ou vítima?
Robôs e computadores
Administração participativa
Hereditariedade e seres vivos
Reuniões mais eficazes
O mundo mágico do circo
Treinamento e aconselhamento
O sistema respiratório
Energia nuclear
A explosão populacional
O Grand Canyon
Ar, luz e som
As cinco doenças fatais da administração
Cuidados com a saúde
Primeiros socorros
Liderança e criatividade
Contos e fábulas II
O caminho do sucesso
Orquestra sinfônica
Liderança e criatividade II
Personalidades diferentes
Combatendo as drogas III
Controle de qualidade
Cuidados com a saúde
Controle de qualidade II
Controle de qualidade III
Controle de qualidade IV
Saber escutar
O sistema “Just-In-Time/ Just-In-Case”
Ecologia
Cuidados com a saúde III
Ecologia II
A vida nos pólos
Cuidados com a saúde IV
Descobrimento e exploração da América
Descobrimento e exploração da América II
O corpo humano III
Cosmos II
O que é ciências?
Corpo humano
Ecossistemas
Eletricidade e magnetismo
Os animais
As plantas
A luz
O som
O calor
A matéria
Máquinas simples e movimento
As condições do tempo
Geologia
Videociências – oceanos e espaço
Orquestra sinfônica II
O Grand Canyon II
Deserto
América do sul
Corpo humano IV
O seu bebê
Galáctica – show cósmico a
Mathsphere – Matemática fácil

Videociências Infantil – conhecendo a natureza
Contos e fábulas II – Contos de Cinderela
Videociências Infantil – matéria e energia
Contos e fábulas IV – Contos de Rapunzel
Videociências Infantil – animais e plantas
Contos e fábulas V – Contos da Bela e a Fera
Contos e fábulas VI – contos de João e Maria

Crocodilos e répteis
Os besouros
Cães e lobos
Disfarces dos animais
Os insetos
As cobras
Os ursos
As aves
Os morcegos
Novela Sociolingüística (exemplar II )
Reunião de pais: sofrimento ou prazer?
Coletânea de poemas
Coletânea de crônicas
Os contos de Grimm
Brasil
Formação da literatura brasileira V.2
Instituições Políticas Brasileiras V 1
O tempo e o Vento – O retrato I
O tempo e o Vento – O retrato II
O tempo e o Vento  - O continente I
O tempo e o Vento  - O continente II
O tempo e o Vento – O Arquipélago I
O tempo e o Vento  - O Arquipélago II
O tempo e o Vento  - O Arquipélago III
A literatura no Brasil – Introdução Geral I
A literatura no Brasil –Era realista e de Transição IV
A literatura no Brasil – Era Modernista V
A literatura no Brasil – Relação e perspectiva VI
Coleção História Geral da Civilização Brasileira
A Época colonial – Do descobrimento a expansão territorial
A Época colonial -  Administração, Economia, Sociedade. II
O Brasil Monárquico- O processo de emancipação vol.III 
O Brasil Monárquico- Dispersão e Unidade vol. IV
O Brasil Monárquico – Reações e Transações vol.,. V
O Brasil Monárquico –Declínio e queda do império vol.VI
O Brasil Monárquico – Do império à República vol. VII
O Brasil republicano –Estrutura de poder e economia (1889-1930) – vol. VIII
O Brasil republicano – Sociedade e Instituições (1889-1930) – vol. IX
O Brasil republicano – Sociedade política (1930-1964) – X
O Brasil republicano – Economia e Cultura (1930-1964)XI
Antologia Poética – exemplar I
Antologia Poética exemplar II
Vidas Secas
Angústia
Memórias do Cárcere I
Memórias do Cárcere II
Sobrados e Mucambos – A continuação Casa Grande Senzala
A casa grande senzala
Mar morto
Gabriela Cravo e canela
Capitães de Areia
A morte e a morte de Quincas berro d’água
Seleta de Prosa
Estrela da Vida inteira
Noites do Sertão
No Urubuquaquá no Pinhém
Sagarama 
Manuelzão e Miguilim
Grande sertão: Veredas
Os donos do poder vol. I
Os donos do poder vol. II
Poesia completa – vol. I
O Mulo
Diários Índios – Os urubus Kaapor
A festa
Quase memória: quase romance
A República dos sonhos
Coronelismo – enxada e voto
Quarupi – Romance
A paixão segundo G.H
Vila dos Cofins
O encontro marcado  
Perto do coração selvagem
O vampiro de Curitiba
Nove novenas narrativas 
Memória e sociedade – Lembranças de velho
Ópera dos mortos 
Os tambores de São Luiz
Duzentas Crônicas escolhidas
Ciranda de pedra
Viva o povo brasileiro
O coronel e o Lobisomem
A madona de Cedro
Malagueta, perus e bacanaço
Jardim secreto
A Bagaceira
Nova gramática do mundo contemporâneo
Mini dicionário da Língua Portuguesa
Dicionário do Folclore brasileiro
Dicionário Etimológico Nova Fronteira – língua Port.
Dicionário Didático
Novo dicionário da língua portuguesa
Novo dicionário Aurélio da Língua Portuguesa
Manual de redação e estilo
Panorama do teatro Brasileiro
Arquitetura Brasileira – Série Arte e Cultura
Amar, verbo intransitivo
Auto da compadecida
Lavoura arcaica
Formação do Brasil colonial
Formação econômica do Brasil 
Música popular – um tema em debate
Os bestializados – o RJ  e a república que não foi
As razões do iluminismo 
Raízes do Brasil
Mauá empresário do império
Um mestre na periferia do capitalismo
A formação das Almas
Poesia completa – Vol. Único 
Toda poesia 
Os melhores contos de Marques Rebelo
Poesia completa e prosa – vol. Único
Poesia Completa e prosa – vol. Único
Contos reunidos 
Os cavalinhos de Platiplanto – contos
Os parceiros do Rio Bonito
Serafim Ponte Grande
Crônica da casa assassinada 
Artistas Coloniais
Carnavais, malandros e heróis
A Arca de Noé – poemas infantis
O gênio do crime
Os contos de assombração
Nó na garganta
Berimbal e outros poemas
Brisa Bia, Brisa bel
Praça da dores
Alice no país das maravilhas
Ou isto ou aquilo
O homem que calculava
O amanoense Belmiro
Minhas memórias de lobato 
Macunaíma – o herói sem nenhum caráter
Fantástico mistério de feiurinha
Memórias de um cabo de vassoura
A terra dos meninos pelados 
O fantástico mistério de feiurinha – exemplar 2 
Histórias da velha Totônia 
Coisas de menino
A senha do mundo
Uma idéia toda azul 
Teatro I
Contos de Perraut
Contos de Grimm 
O mensageiro das estrelas
Jornal da Grécia
O mais belo livro das  pirâmides
O povo pataxó e suas histórias
Histórias de Trancoso
Menino do Rio doce
Sete contos russos
Tanto, tanto
Serafina e a criança que trabalha
Expressão Corporal na Pré Escola
Portinari – Crianças famosas
Quem lê com pressa, tropeça
Barulho demais
A velhinha que dava nome às coisas
A lenda do guaraná
Pé de poesia
A moeda de ouro que um pato engoliu
Viva o boi-bumbá
De surpresa em surpresa
O último dia de brincar
A bruxinha atrapalhada
Receitas de olhar
A cristaleira
Mitos- O folclore do mestre André
Que fazer? Falando de convivência
Guilherme Augusto Araújo Fernandes
Victor e o jacaré
Plantando um amizade
Rosalina : Pesquisadora de homens
A formiguinha e a neve
A fada que tinha idéias
O sabiá e a girafa 
Noções de coisas
Brincando com números
Eu e minha luneta
Contos de Andersen
A bela e a fera
Picote, o menino de papel
Ida e volta
Se as coisas fossem mães
Adivinha o quanto eu te amo
Pinturas: Jogos e experiências
A moeda de ouro que um pato engoliu (exemplar 2)
Mata Atlântica
A mãe da mãe da minha mãe
Juca Mulato
Maria Tereza
Histórias da coleção gato e rato
Pé de Pilão
A mulher que matou os peixes
O rei da fome 
Meu livro de folclore
O dilema do bicho-pau
A lenda da Vitória régia 
Mamãe trouxe um lobo para casa
Confusão maior no reino de Tânger menor
Cobra Norato
O escaravelho do diabo
Os rios morrem de sede
O última dia de brincar (exemplar 2)
Trava Trovas
E isso ali
Faca afiada
Cartão-Postal
Juntos na aldeia
A casa da madrinha
O livro das árvores
Atrás da porta
De dois em dois: um passeio pelas Bienais
Flauta doce: Método de ensino para crianças
Zoom
Menino brinca de boneca?
A escola como organização aprendente
Recursos Humanos para alfabetização – vol. 3
Informática e educação – vol. 4
Leitura, caminhos da aprendizagem – vol. 5
Toda criança é capaz de aprender – vol. 6
O cotidiano da pré-escola – vol. 7
A construção do projeto de ensino  e avaliação vol. 8
Multimeios aplicados à educação: uma leitura crítica vol.9
O jogo e a construção do conhecimento na pré-escola –10
A didática e a escola de primeiro grau – vol. 11
O papel do diretor e a escola de 1º grau vol. 12
Leitura, escola e sociedade – vol. 13
Experiências de desenvolvimento de pessoal na área do ensino pré-escolar no estado de SP – vol.14
A autonomia e a qualidade do ensino na escola públ. -16
Linguagem e linguagens – vol. 17
O tempo e o cotidiano na história – vol. 18
Alfabetização: Passado, presente e futuro - Vol.19
Construtivismo em reviste – Vol. 20
Violência, um retrato em branco e preto - Vol. 21
Avaliação do rendimento escolar - Vol.
Cultura e saúde na escola - Vol.
Escola: espaço de construção da cidadania - Vol.
Ensino no período noturno: Contradições e alternativas
Currículo, conhecimento e sociedade - Vol.
A luta contra o racismo na rede escolar - Vol
Os desafios enfrentados no cotidiano escolar - Vol
Papel da educação na ação preventiva ao abuso de drogas e às DST/AIDS - Vol. 29
Sistema de avaliação educacional – Vol. 30
Atlas dos animais
O grande livro dos animais
Pavilhão da criatividade Memorial da Am.Latina Brasil
Carta aos professores rurais de Ibiúna
Jovens em ação: Ações para melhorar o ambiente e a qualidade de vida nas cidades.
Jovens em ação: Uma conversa com o professor(caderno especial)
Prêmio incentivo à Ed. Fundamental –35 trabalhos premiados
Acesso – Revista de educação e informática  nº13 – abril
Acesso – Rev. de ed. E inform. Ano 4 
BRASIL 500 PÁSSAROS
A Arca de Noé
Lé com cré
Poemas para brincar
Olha o bicho
Amigos do peito
É isso ali
A Arca de Noé
O pássaro cativo
Ou isto ou aquilo
Berimbau e outros poemas
Poesias fora da estante
A poesia é uma pulga
Amigos do Peito
Lé com Cré
Um pouco de tudo: de bichos, de gente, de flores
Sabor, Arte e Amor
Atividades de leitura
Anuário estatístico do Brasil – volume 58
Para gostar de ler – vol.16 –Porta de colégio e outras crônicas.
O livro das ignorãças 
Antologia de Contos Brasileiros
A Cartomante e outros contos
O primeiro beijo e outros contos – Antologia
Os Cem melhores contos brasileiros do século
Espaço de Linguagem na educação – exemplar 1
Espaço de Linguagem na educação – exemplar 2
O Livro: Como tudo começou.
O Livro: Como tudo começou.
Brasil em números – volume 7 anexo dois CDs –Rom com dados de 97 e 98.
O grande livro Animais
Contos de Perrault
Contos Tradicionais do Brasil
Lendas Brasileiras
Lendas Brasileiras
Por Um Triz nº 1
Por Um Triz nº 2
Por Um Triz nº 3
Musica Popular Brasileira – Principais compositores
Reunião de Pais – sofrimento ou prazer ?
A arte de brincar
Educação para todos – A tarefa por fazer
Histórias e Histórias 
Strega Nona, a avó feiticeira
A Casa da Madrina
Ida e Volta
Maria Teresa
Teatro I
Viva O Boi Bumba
A Fada Que Tinha Idéias
Alice no Pais das Maravilhas
Confusão Maior no Reino de Tanger menor
Contos de Assombração
História de Trancoso
História da Coleção Gato e Rato
Meu Livro de Folclore
Mata Atlântica
O Mensageiro das Estrelas
O que fazer? falando de convivência
Pé de Pilão
Serafina e a criança que trabalha
Tanto, Tanto!
Juntos na aldeia
De surpresa em surpresa
A velhinha que dava nome às coisas
Guilherme Augusto Araújo Fernandes 
Rosalina A pesquisadora de Homens
Zoom
Crianças famosas – Portinari
Pintura; Jogos e Experiências
Uni, Duni e Tê
Jornal da Grécia
Pé de Poesia
O Jardim Secreto
Um fotógrafo diferente chamado Debret
A cristaleira
A Lenda da Vitória Régia
O Escaravelho do Diabo
Memórias de um cabo de vassoura
O Rei da Fome
Cartão Postal
Eu e Linha Luneta
Mitos
A bela e a fera
O fantástico mistério de feiurinha
Receitas de Olhar
Mandiola e Douradinho 
Contos de Perrault
Um amigo diferente
A bruxinha atrapalhada
A moeda de ouro que um pato engoliu
A televisão da bicharada
O gênio do Crime
O povo pataxó com suas histórias
O livro das árvores
Uma idéia toda azul
Coisas de menino
Noções de coisas
O velho que trazia a noite
História da velha Totônia
A última flor amarela
Quem lê com pressa tropeça
Adivinha quanto eu te amo?
Barulho demais 
Contos de Andersen
De dois em dois
A lenda do guaraná
Somos todos iguais
O último dia de brincar
A formiguinha e a neve
Faca Afiada
O Rios morrem de sede
Berimbau e outros poemas
A mãe da mãe da minha mãe
O sabiá e a girafa
Ou isto ou aquilo
Se as coisas fossem mães
Trava Trovas
O rei de quase tudo
Maria Martins
Noite de Cão
Leonardo
O bordado encantado
Poesia Fora da Estante
Rei Gilgamesh
Vingança de Ishtar
A Última Busca de Gilgamesh
Lucas
A terra dos meninos pelados
O Homem que calculava
O menino Poeta
Fábulas
Picote o menino de papel
A mulher que matou os peixes
A Arca de Noé
Brincando com os números
Menino do Rio Doce
Contos de Grimm
Sete Contos Russo
Nó na garganta
É Isso Ali
Atrás da Porta
Bisa Bia, Bisa Bel
Mamãe Trouxe Um Lobo Para Casa!
Menino brinca de boneca?
Praça das dores
Flauta Doce
Plantando uma amizade
Victor e o Jacaré 
A Senha do Mundo
O Mais Belo Livro das Pirâmides
O Dilema do Bicho-Pau
Minhas Memórias de Lobato
Coleção Arco-íris – 08 livrinhos
Atlas da Fauna Brasileira -
Atlas Escolar de Botânica
Mais sabor na sua sobremesa
O livro de receitas do Menino Maluquinho
Anjos na Cozinha
Que História é essa?
Sassai Réqui Ó Tehe? Que História é essa? 2
Vice- Versa Ao Contrário
Contos de Assombração
Memória Vagabunda
O triângulo das Bermudas
O triângulo das Bermudas
Girassóis e outras poesias
Fora da Gaiola e outras poesias
Bem- te- vi e outras poesias
Por um triz – A e cultura – ativ. e projetos educativos
Para a criança brincar com arte
Para a criança brincar com arte
Contos e Casos Populares
Contos e Casos Populares
Contos e Casos Populares
Contos e Casos Populares
Contos Tradicionais do Brasil 
Doze Lendas Brasileiros
 Aprendizagem da linguagem Escrita
O diálogo entre o ensino e aprendizagem
Além da Alfabetização
Aprendendo a escrever
Letramento
Alfabetização de Crianças: Construção e Intercâmbio 
Estratégias de leitura
Compreensão da Leitura e Expressão Escrita
A prática Educativa – Como ensinar
Psicogênese da língua escrita -
 Materiais e recursos para a sala de aula
Como as crianças aprendem e como o professor pode ensiná-las a escrever e a ler
 A Bela e Fera
Um amigo diferente?
Berimbal e outros poemas
LUCAS
Quem lê com pressa tropeça
Coisas de menino
Memórias de um cabo de vassouras
Teatro l
O jardim secreto
Coleção Arco-Íris
Alice no país das maravilhas
Mitos o folclore do mestre  André
O que fazer? Falando de convivência
Se as coisas fossem mães
Um fotógrafo diferente chamado Debret
A fada que tinha  idéias
histórias Quentes de bichos e gentes
A formiguinha e a neve
Maria Tereza
A última flor amarela
Contos de Grimm
Maria Martins – o mistério das formas
Menina do Rio Doce
A lenda da Vitória – Régia
Leonardo- História e desenhos de Nelson Cruz
Mata Atlântica
O livro das árvores
Pinturas- jogos e experiências
A casa da Madrinha
Meu livro de folclore
Pé de Pilão
Barulho Demais
Plantando uma amizade
Cartão Postal
Ida e volta
Crianças Famosas
Noite de cão
A mãe da mãe da minha mãe
O mensageiro das estrelas
Brincando com os números
Eu e minha luneta
A terra dos meninos pelados
O menino poeta
O último dia de brincar
O fantástico mistério de feiurinha
A arca de Noé
Confusão maior no reino de Tanger Menor
Uni duni e tê
Viva o boi bumbá 
Nó na garganta
Praça das dores
A senha do mundo
Histórias da velha Totônia
Uma idéia toda azul
O gênio do crime
O escaravelo do diabo
Flauta doce
Os rios morrem 
Bisa Bia Bel
Mandiola e Douradinha
Zoom
Juntos na Aldeia
A velhinha que dava nome as coisas  
O povo pataxó e suas histórias
Guilherme Araújo Augusto Fernandes
Fábulas de La Fontaine
Menino brinca de boneca?
A bruxinha atrapalhada
A televisão da bicharada
O dilema  do bicho-pau
De surpresa em surpresa
Sete contos russos
Contos de Andersen
Vingança de Ishtar  
Rei Gilgamesh
Última busca de Gilgamesh
O homem que calculava  
Jornal da Grécia
O mais belo livro das pirâmides
Picote o menino de papel
A cristaleira
Adivinha quanto eu te amo
De dois em dois
Noções de coisas
O Rei da fome
Somos todos iguais?
O rei de quase tudo
Histórias da coleção gato e rato
Strega Nona e avó feiticeira
Receitas de olhar 
O sabiá e girafa
Contos de Perrault
Minha Memórias de Lobato
Ou isto ou aquilo
Poesia fora da estante
Mamãe trouxe um lobo para casa
Atrás da porta
É isso ali
Trava trovas
A lenda do guaraná
A mulher que matou os peixes
História de Trancoso
A moeda de ouro que um pato engoliu
Victor e o jacaré
O velho que trazia noite
Pé de poesia
Contos de assombração 
Tanto, Tanto!
Serafina e a criança que trabalha
Rosalina e as pesquisadora de homens 
Atlas Escolar de botânica 
Quem cabe no seu todos?
Ninguém Mais vai ser bonzinho
Ninguém Mais vai ser bonzinho
Sociedade Inclusiva- Quem  Cabe no seu Todos?
Meu amigo Down em Casa
Meu amigo Dowm na Rua
Meu amigo Dowm na Esccola
Um amigo diferente
Meu amigo Dowm na Rua
Meu amigo Down em Casa
Um amigo diferente
Reflexões sobre alfabetização 
A produção de notações
Alfabetização em processo
Com todas as letras
Leitura significativa
Leitura infantil: Uma nova perspectiva de alfabetização na pré escola 
Como nasceram as estrelas
Miró
Van Gogh
Ticiano
Renoir
Leonardo da Vince
Miguel Ângelo
Cézanne
Matissê
Seurat
Picasso
Lautrec
G Braque
Ticiano
Degas
Rembandt
Marisse
Da Vince
Renoir
Vincent Van Gogh
Modigliani
Juan Miró
O imitador de gato e outras coisas
O guia prático do alfabetizador
Agüenta Firme
Arca do Marechais
Penelope manda lembrança
Gente de estimação
As aparências enganam
Ler e escrever muito prazer
Amigos
Serafina e o casamento do seu nonô
Para Gostar de Ler
Educação e Mudança
No Caminho de Alvinho Tinha uma Pedra
Vamos comer _ Da viagem das merendeiras, crônicas e conversas
Vamos comer_ Da viagem das merendeiras, crônicas e conversas 
Escolas, Espaços & Pessoas_ Idéias práticas para aprimorar a Escola 
Escolas, Espaços & Pessoas_ Idéias práticas para aprimorar a Escola 
Fábulas de Esopo
UNESC em revista
É possível ser feliz
Como fazer educação ambiental
Como fazer educação ambiental
Como fazer educação ambiental
Como fazer educação ambiental
O desafio do mar
Parábola da felicidade
Parábola da felicidade
Parábola da felicidade
Parábola da felicidade
O tribunal dos bichos
A criação e a ação humana
Histórias e Histórias
Caderno TV Escola “Um novo Mundo na TV”
Inovar no Interior da Escola
A Pedagogia na Escola das Diferenças
A Pedagogia do Sucesso
Didatica em Ciência
Consciência na Educação
32 Idéias
Plano Nacional da Educação 
Curso de Inicialização Logosófica
Aprender e Ensinar na Educação Infantil
Escrever e Ler vol. II
Escrever e Ler vol. I
Ler e escrever Entrando no Mundo da Escrita
Uma vida Para Seu Filho
Atividades Iniciais de Aprendizagem
Avaliação em Educação Infantil
Os fazeres na Educação Infantil
Utilizando Competências para Crianças Vol. I

Os Cem Melhores Contos Brasileiros
O livro das Virtudes II
Melhores Contos
Coleção Melhores Poemas

Poesias
Fernão Capelo Gaivota
Minha Primeira Paixão
Fábulas Italianas
Contos Tradicionais do Brasil
Poesia 
Fábulas
A  Maior Flor do Mundo
Lé com Cré
Vejam como eu sei escrever
O Rei Bigodeira e sua Banheira
O Rei Bigodeira e sua Banheira
Pé de Pilão
Adivinha Se Puder
A Arca de Noé
Poesia a Gente Inventa
A Sara do Gato e do Rato
A Sara do Gato e do Rato
Histórias das Invenções
O Catador de Pensamentos
O Livro do Trava-Língua
A Casinha da Ninoca
O Que Faz De Um Da Vinci i?
O Que Faz Um Picasso Um Picasso?
O Que Faz de Um Goya Um Goya?
O Que Faz Um Degas, Um Degas?
O Que Faz De Um Rafael, Um Rafael?
O Que Faz de UM Rembrandt, Um Rembrandt?
O Que Faz de Um Van Gogh, Um Van Gogh?
O Que Faz De Um Monet, Um Monet?
Da Pequena Toupeira
A Bruxa Salomé
O Jogo no Contexto da Educação Psicomotora
A Política do Pré-escolar no Brasil
A Criança e o número
O Direito de Brincar
Sala de Aula – Que espaço é esse?
Atividades e Materiais 
Atividades da Pré-escola
Pensamento e Linguagem
A Paixão de Conhecer o Mundo
Construindo a Alfabetização
O despertar do Gênio
Educação ou Tutela
A Criança dos 5 aos 10 anos
A História do Brinquedo
Formando Professores Profissionais
Novas Competências para Ensinar
Ensinar : Agir na Urgência, dicidir na incerteza
Projeto Museu Temporário – Brinquedos
Projeto Museu Temporário – Brinquedos
Projeto Museu Temporário – Brinquedos
Projeto Museu Temporário – Brinquedos
Projeto Museu Temporário – Brinquedos
Os sete sabores necessários à educação do futuro
Cardápio de Projetos ciclo 1
Cardápio de Projetos ciclo 2
Projeto Museu Temporário – Brinquedos
Um método para o Ensino Fundamental: O projeto
Informática e formação de Professores – Vol. I
Informática e formação de Professores – Vol II
Projetos e Ambientes Inovadores
Cardápio de Projeto ciclo1
Cardápio de Projeto ciclo2
Avaliação
Cisnes Selvagens
13 liçôes Sobre fazer-se educador no Brasil
Educação Pública no Brasil
Educadores profissionais ou Servidores Descartáveis?
Ciências Naturais: da percepção à compre– Guia de estudo 
Ciências Naturais: da Percep. A C. – Guia Curricular
Ciências Nat.: da Percepção à compreensão – vol. 5
Ciências Nat.:  Ser Humano e Saúde – vol. 4
Ciências Nat.: Estudo da Vida: Explic. A Adversidade – Vol 3
Ciências Nat.: Os Ambientes da Terra – Vol. 2
Ciências Nat.: Terra- Planeta Vivo – Vol. 1
Ciência Nat.: Terra – Planeta Vivo – Vol. 1
Ciências Nat.: Guia Curricular
Ciências Nat.: Guia de Estudo
Ciências Nat.: Terra: Planeta Vivo – Vol. 1
Ciências Nat.: Os ambientes da Terra – Vol.2
Ciências Nat.: Estudo da Vida – Explicando a Advers. Vol. 3
Ciências Nat.: Ser Humano e Saúde – Vol. 4
Ciências Nat.: Recursos Materiais e Energéticos – Vol. 5
Ciências Nat.: Guia Curricular
Ciências Nat.: Guia de Estudo
Ciências Nat.: Terra – Planeta Vivo – Vol. 1
Ciências Nat.: Os Ambientes da Terra – Vol. 2
Ciências Nat.: Estudo da Vida: Explicando a Adv. Vol.3
Ciências Nat.: Ser Humano e Sáude
Ciências Nat.: Recursos Mat. E Energéticos – Vol.5
Guia de estudo Geral
História – Guia Curricular – vol. 6
Guia de estudo Geral
História – Imigrantes – vol. 5
História – Vida de família, escola e comunidade.
História – Município e Estado – vol. 2
História – Indígenas – vol. 3
História – Afro-Brasileiros – vol.4
História – Guia específico
História – Guia específico
História – Guia Curricular
História – Imigrantes – vol. 5
História – Afro-Brasileiros – vol.4
História – Indígenas – vol. 3
História – Vida de família, escola e comunidade
História – Guia específico
História – Guia Curricular
História – Imigrantes – vol. 5
História – Afro-Brasileiros – vol.4
História – Município e Estado – vol. 2
História – Indígenas – vol. 3
Geografia – Compreensão do mundo
Geografia – Brasil – parte III – vol.4
Geografia – Brasil – parte II – vol.4
Geografia – Brasil – Parte I – vol.4
Geografia – Espiríto Santo vol. 3
Geografia – Espaço Prod. E Organização Vol 1
Geografia – A representação do Mundo – vol.2
Geografia – Guia de Estudo
Geografia – Guia Curricular
Geografia – Compreensão do Mundo – vol. 5
Geografia – Brasil – parte III – vol. 4
Geografia – Brasil – Parte II – Vol.4
Geografia – Brasil – parte I – vol.4
Geografia – Espírito  Santo – vol.3
Geografia – Representação do Mundo – vol. 2
Geografia – Espaço: Prod. E Organ. Da vida – vol1
Geografia – Guia de Estudo
Geografia – Guia Curricular
Geografia – Guia Curricular
Estatuto da Criança e do adolescente
Apostila das Abelhas
Reptéis Jacaré
Reptéis Cobras 
Animal Macacos
Animais Cachorros
Aves – Beija-Flor
Cavalos
Tartarugas
João de Barro/ Periquito Australiano
Tucanos
Corrida Infernal
Uma chance na vida
Segredos do Coração
Aos Trancos e barracos
Todas as crianças da terra
CAVALOS – Apostila
Legislação Ambiental – Básica para Agricultores
Animais Tatu/ raposas/tamanduá
Peixes
Reflexões sobre Alfabetismo
Por que (não) Ensinar Gramática na Escola
Ortografia: ensinar e aprender 
Chapeuzinho Vermelho e outros contos de Grimm
Histórias de Bobos, bocós, burraldos e paspalhões
Quem é Quem 
Contos de Enganar a Morte
No Meio da Noite Escura tem um Pé Maravilha!
As Aventuras de Pinóquio
Pinóquio
Fita de Cabelo 
Contos Budistas
Uma Cor, Duas Cores, Todas elas
Apostila - Biografia